domingo, 6 de fevereiro de 2011

Não!!!

Na vida de todas as pessoas existem algumas palavras-chave fundamentais, que chegam em diversos momentos, ora oportunos, ora inoportunos. Algumas dessas palavras são amor, amizade, carinho, trabalho, força, Deus e etc...
Existe uma palavrinha, cujo significado é tão simples como a sua gramática e esta com plena certeza faz parte da vida de todas as pessoas. É uma palavra que existe em qualquer idioma de qualquer época, óbviamente pronunciada de maneiras diferentes, porém o significado NUNCA muda. Essa palavra é NÃO.

NÃO significa exatamente isso, NÃO. Pode parecer algo insignificante, mas façamos uma pergunta a nós mesmos: Quantas vezes nós dissemos somente no dia de hoje a palavra NÃO.
Veja como isso é importante na vida do ser humano. Talvez, muitas pessoas não teriam se tornado bandidos, se na infância ou adolescência tivessem ouvido um NÃO de seus pais. Ou talvez muitas pessoas teriam dado continuidade às suas vidas se tivessem falado um NÃO às drogas. Algumas vezes você pediu algo aos seus pais quando era criança mais ou menos assim: Posso faltar na escola e ficar em casa porque eu quero? Agora pense, qual seria a resposta de pais normais?



Se alguém mandar você fazer algo que você não quer, o que vai responder?

A palavra NÃO é muito importante!

Ou NÃO?

5 comentários:

  1. Ouvi uma vez o seguinte o sobre o não, NÂO é preventivo. Cmo o texto diz muitas pessoas não teriam se tornado bandidos, se na infância ou adolescência tivessem ouvido um NÃO de seus pais. Muito poderiam ter usado o NAO quando lhe ofereceram coisas que hoje tem destruído a sua vidas. Um a boa noite

    ResponderExcluir
  2. Webinho, parabéns!!!!
    Olha, a palavra em si não....o que podera mudar sera sempre o exemplo vivido.
    Por diversas vezes mudei a palavra NÃO, por "talves", "vamos pensar sobre o assunto juntos",
    "de outra forma sera melhor".
    Ou seja substitui a palavra...e deu e tem dado certo....muita das vezes é melhor uma boa conversa do que determinar sem exemplos.
    abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá Wesley querido!
    O "não" é aquela palavra que se formos analisar, é uma das primeiras que aprendemos! Isso porque nossos pais a dizem quase que automaticamente em nossos primeiros meses de vida com o intuito de nos protegerem... entretanto, ao longo da vida, vamos perdendo o seu real significado e nem sempre a aplicamos na hora certa.
    Não é um delimitador, portanto, muitas vezes até nos protege dos abusos externos. Saber dizer "NÃO", não implica em deselegância e sim em bom senso para nos preservarmos de invasões abusivas e indesejadas.
    Agora, há de se pensar para quem, como e quando dizemos essa palavra. Muitas vezes dizemos NÃO de forma taxativa, em situações que poderíamos ponderar mais.
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  4. Se pais e educadores soubessem quantos não são dirigidos a uma criança diariamente, pensariam seriamente em erradicá-la do seu vocabulário ao tratar com elas...
    Grande abraço, Wesley!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com vc. Deveria haver mais respeito. Aliás, em alguns casos, pelo isso! Porque todo mundo sabe que não é obrigado a concordar com nada, mas assumir a postura de juiz e algoz de outros conteúdos, dependendo da forma como é abordado, soa sim como intolerância e desrespeito.

    http://corroborado.blogspot.com

    ResponderExcluir